Eletiva nº 1 - FÍSICA SUPERNERD

RESPONSÁVEL


CYNTHIA HELBER URIAS RODRIGUES CAMPOS

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A educação é crucial para o progresso da sociedade, e as escolas públicas e têm a missão de garantir uma formação sólida para os alunos. No ensino das Ciências da Natureza, é essencial incluir atividades lúdicas para um aprendizado mais significativo. Essas atividades não só aprimoram o ensino, mas também facilitam a compreensão de ideias difíceis, estimulam o interesse pelas ciências e preparam os alunos para lidar com situações reais. Neste contexto, a Eletiva “Física Supernerd” visa alinhar teoria e conhecimentos do cotidiano como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento científico, possibilitando a aproximação de professores e estudantes da unidade escolar por meio de uma educação contextualizada e voltada para a formação de um cidadão protagonista na sociedade. Como a sociedade contemporânea está fortemente organizada com base no desenvolvimento científico e tecnológico, a experimentação deve fazer parte da prática no ambiente escolar. E esse mesmo desenvolvimento resulta em novos ou melhores produtos e serviços, mas também pode promover desequilíbrios na natureza e na sociedade. Nessa perspectiva, a BNCC traz a área de Ciências da Natureza e de Matemática, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber o compromisso de garantir aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio o acesso à diversidade de conhecimentos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica. O que corrobora a investigação como prática corriqueira e precursora do conhecimento científico. Na prática do ensino fundamental e médio, a eletiva “Física Supernerd” desempenha um papel significativo no desenvolvimento cognitivo e na formação de habilidades dos estudantes. Ao oferecer aulas e atividades eletivas nesses campos, as escolas proporcionam uma abordagem mais dinâmica e envolvente para explorar conceitos complexos. Isso permite que os alunos vivenciem uma descoberta dessas disciplinas, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas desde cedo. A eletiva também pode inspirar o interesse dos estudantes por carreiras relacionadas a ciências e matemática, promovendo uma base sólida para seu futuro acadêmico e profissional.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Incutir nos estudantes, nos ensinos fundamental e médio, uma compreensão prática e robusta da relevância da ciência no dia a dia, para desenvolver pensamento crítico, curiosidade e a habilidade de aplicar conceitos científicos para solucionar questões cotidianas. Promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas práticas, visando fornecer aos alunos uma base sólida em conceitos lógicos e sua aplicabilidade em situações do dia a dia, estimulando assim o raciocínio eficiente na resolução de problemas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Os alunos apresentarão à comunidade escolar seus trabalhos através da exposição de cartolinas contendo um resumo dos conceitos científicos trabalhados no decorrer do semestre, relacionando as principais características dos Super Heróis sob uma perspectiva científica, buscando desenvolver o interesse dos demais alunos e da comunidade em geral para o estudo da ciência de forma lúdica e divertida. Sala temática? Entrega de material impresso relatando as metodologias empregadas durante a produção dos cartazes.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Física
    •  Matemática
    •  Química



    Eletiva nº 2 - TROVÃO GENSA – PREPARANDO PARA A VIRADA

    RESPONSÁVEL


    CYNTHIA HELBER URIAS RODRIGUES CAMPOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Com a inovação constante de instrumental e qualitativa de materiais da Banda de Percussão do CEPI DR GENSERICO GONZAGA JAIME, faz-se necessária a constante atualização de conhecimento bem como a implementação de aulas voltadas para a nova realidade que a Banda irá passar com sua evolução para Banda de Percussão Sinfônica. Até o presente momento, a Banda conta com poucos dos chamados instrumentos melódicos com exceção do TENOR/QUINTON. Com a expectativa de chegada de mais instrumentos como Marimbas, Xilofones, Glockenspiel e outros, será necessária uma implementação de aulas teóricas e práticas voltadas apenas para esses instrumentos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Demonstrar através de aulas teóricas e práticas (dentro da possibilidade) como tocar e utilizar corretamente os instrumentos melódicos que a Banda recebeu no segundo semestre de 2024 e os que ainda serão entregues no decorrer de 2025.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Através de uma apresentação conjunta dos alunos da Eletiva, mostraremos com dinâmicas de toques de marcha e peças musicais melódicas como os alunos desenvolveram sua coordenação motora, capacidade de tocar, postura e dinâmicas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 3 - Clube do Voleibol

    RESPONSÁVEL


    CYNTHIA HELBER URIAS RODRIGUES CAMPOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto se justifica, pois ao experimentarem práticas da Educação Física (como ginástica de condicionamento físico ou de consciência corporal, modalidades de esporte e de luta), os jovens se movimentam com diferentes intencionalidades, construídas em suas experiências pessoais e sociais com a cultura corporal de movimento. Nesse sentido, a área contribui para formar sujeitos capazes de usufruir, produzir e transformar a cultura corporal de movimento, tomando e sustentando decisões éticas, conscientes e reflexivas sobre o papel das práticas corporais em seu projeto de vida e na sociedade. A cultura corporal de movimento é entendida como o conjunto de práticas culturais em que os movimentos são os mediadores do conteúdo simbólico e significante de diferentes grupos sociais. Por isso, sua abordagem na educação básica exige que as experiências corporais dos estudantes sejam integradas à reflexão sobre a cultura corporal de movimento. Na BNCC para o Ensino Médio, a abordagem integrada da cultura corporal de movimento na área de Linguagens e suas Tecnologias aprofundam e ampliam o trabalho realizado no Ensino Fundamental, criando oportunidades para que os estudantes compreendam as inter-relações entre as representações e os saberes vinculados às práticas corporais, em diálogo constante com o patrimônio cultural e as diferentes esferas/campos de atividade humana.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Promover o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais por meio da prática do voleibol, estimulando o trabalho em equipe, a cooperação, o respeito às regras e a valorização de práticas corporais como elemento de cultura e lazer, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Vivencia do Voleibol tanto técnica quanto tática e culminando no jogo completo com aplicação do que foi aprendido.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 4 - XEQUE MATE: XADREZ UM JOGO DE ESTRATÉGIAS.

    RESPONSÁVEL


    CYNTHIA HELBER URIAS RODRIGUES CAMPOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O Xadrez é um facilitador na aprendizagem do aluno para que se desenvolva sua capacidade de pensar, refletir, cooperar, na tomada de decisões, colaborando para trabalhar os bloqueios que apresentam em relação à disciplina. Segundo Dauverget ( DAUVERGNE, 2000)”... o xadrez é uma das ferramentas educacionais mais poderosas para fortalecer a mente das crianças”. Ainda Dauverge defende que as crianças podem aumentar a concentração, a paciência e a perseverança, bem como, desenvolver a criatividade, intuição, memória e a habilidade de analisar e deduzir, dado um conjunto de princípios gerais aprendendo a tomar decisões e resolver problemas de forma mais flexível. Com os jogos de xadrez, os discentes adquirem uma visão mais aprofundada do meio em que vivem, tem noção de socialização, lealdade, espírito crítico, competitividade e descobrem-se com um ser diferente do outro. No xadrez, o jogar exige visualizar as jogadas futuras do seu adversário, tendo que se concentrar no tabuleiro e visualizar as jogadas em que se mova nenhuma peça do tabuleiro. O xadrez pode também contribuir no desenvolvimento da Inteligência Lógico Matemático, que é a habilidade de explorar relações, padrões e categorias, através de manipulação de objetos e símbolos, e para experimentar de forma controlada, e a habilidade para lidar com séries de raciocínios para resolver problemas e resolvê-los (GARDNER, 1994, P. 117). Portanto, o uso xadrez tem o objetivo de auxiliar a prática pedagógica, despertando o interesse, explorando o potencial, o desenvolvimento de atitudes positivas no processo ensino e aprendizagem, tornando popular e objeto de estudo para ser admirado e praticado pelos alunos. O Projeto Xadrez é tido como suporte para as atividades curriculares da escola, pelo fato que sua estrutura básica se encontra diretamente ligada à lógica matemática, o que torna possível uma significativa melhora no desenvolvimento perceptivo-motor, afetivo-social e cognitivo. Desenvolver: o espírito de equipe, raciocínio lógico, responsabilidade, respeito e aprendizagem diferenciada e significativa. Este projeto atende aos jovens do Ensino Fundamental e médio, oriundos de bairros periféricos, com baixo poder aquisitivo, e veem nesta modalidade de xadrez a oportunidade de integralização, melhoria do ensino e aprendizagem e do desenvolvimento do raciocínio lógico.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Introduzir os alunos ao jogo de xadrez, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico e estratégia. Além disso, busca-se estimular a concentração e o respeito às regras, fundamentais para a prática do jogo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Construção de uma sala temática, contendo um mural com os processos ao longo da eletiva, exposição dos objetos confeccionado pelos alunos, juntamente com um tabuleiro gigante e uma partida com um Xadrez humano.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física
    •  Matemática
    •  Química



    Eletiva nº 5 - DO BRECHÓ A BALADA

    RESPONSÁVEL


    CYNTHIA HELBER URIAS RODRIGUES CAMPOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Atualmente, o consumo excessivo de roupas e a rápida obsolescência da moda são fatores que impactam diretamente o meio ambiente, gerando grandes volumes de resíduos têxteis e contribuindo para a poluição dos ecossistemas. A indústria da moda é uma das maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa, pela utilização de recursos naturais e pela geração de resíduos sólidos, colocando em risco a sustentabilidade do planeta. Em um contexto em que os jovens estão cada vez mais conscientes do seu papel como agentes de transformação social e ambiental, a disciplina proposta visa explorar a customização de roupas como uma alternativa criativa e sustentável ao consumo desenfreado. Através dessa abordagem, os estudantes poderão compreender a química envolvida na modificação de tecidos, como reações químicas de tingimento, uso de substâncias ecológicas e técnicas de upcycling, estimulando a reflexão crítica sobre práticas de consumo e sua relação com a preservação ambiental. A proposta de metodologias ativas, com foco em experiências práticas e colaborativas, busca engajar os alunos de forma dinâmica e significativa, incentivando-os a refletir sobre os impactos de suas escolhas e a agir de maneira mais consciente e sustentável.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O objetivo geral desta disciplina eletiva é proporcionar aos alunos do ensino fundamental e médio a compreensão dos impactos ambientais associados ao consumo de roupas e ao ciclo de vida dos produtos têxteis, utilizando a customização como uma ferramenta de aprendizagem prática. Por meio da aplicação de conceitos de química, os estudantes serão incentivados a desenvolver habilidades de criação e personalização de peças de vestuário, promovendo alternativas sustentáveis e estimulando a reflexão crítica sobre os efeitos do consumo excessivo no meio ambiente. A disciplina também visa incentivar o desenvolvimento de atitudes mais conscientes e responsáveis em relação ao consumo, alinhando teoria e prática para o fomento de uma cultura de sustentabilidade no cotidiano escolar e além dele.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será realizado um desfile dos alunos que participaram da disciplina vestidos com as peças customizadas por eles e a construção de um mural com croquis das peças.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física
    •  Química



    Eletiva nº 6 - RITMOS E RAÍZES: VALORIZANDO A CULTURA E DANÇA QUILOMBOLA

    RESPONSÁVEL


    CYNTHIA HELBER URIAS RODRIGUES CAMPOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O Projeto da Eletiva “Ritmos e Raízes: Valorizando a Cultura e Dança Quilombola” é destinado aos alunos 9º ano do Ensino fundamental II e Ensino Médio. A cultura quilombola é uma riqueza cultural importante no Brasil, mas ainda é pouco conhecida e valorizada. A dança quilombola é uma expressão cultural única que reflete a história, a resistência e a identidade dos povos quilombolas. Este projeto visa promover a valorização e o conhecimento da cultura e da dança quilombola, contribuindo para a preservação da diversidade cultural brasileira. O presente projeto é relevante para desenvolver um conjunto de competências e habilidades específicas que potencializam os estudos com foco nas danças e seus rituais apresentam temáticas que discutem identidade, ética, cidadania, preservação do meio ambiente e contribuem para formação de cidadãos comprometidos com sua comunidade, conscientes do seu papel social e conectados com seu tempo. No compromisso com a educação integral, e em conformidade com os referenciais curriculares nacional e estadual, a saber: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular Para Goiás – Etapa Ensino Médio (DC-GOEM), é esperado que os/as estudantes possam se aprofundar em saberes culturais através de práticas artísticas em Arte/Dança. Nesse sentido, a Eletiva “Ritmos e Raízes: Valorizando a Cultura e Dança Quilombola” busca incentivar os/as estudantes a construírem os conhecimentos adquiridos por meio da cultura quilombola na descoberta de possibilidades de práticas artístico-pedagógicas no âmbito da dança. Desse modo, contribuindo para que a educação goiana contemple o alcance da formação humana, o exercício da cidadania e a qualificação para o mundo do trabalho no território brasileiro. De acordo com o Documento Curricular de Goiás, conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita ao aluno, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. O presente projeto se baseia primordialmente na 3ª competência do DC-GO. As dez competências gerais são o alicerce das competências específicas de área e de componentes; dos objetivos de aprendizagem e das habilidades, aproximando ao contexto de Goiás. (Documento Curricular de Goiás, 2017, p.181).
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Valorizar e promover a cultura e a dança Quilombola, contribuindo para a preservação da riqueza cultural dos povos do quilombo, promovendo um maior entendimento e respeito entre diferentes culturas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • O projeto será desenvolvido durante o I bimestre/2025 e terá em sua culminância a apresentação de uma dança quilombola e a exposição de instrumentos e adornos pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio desta Unidade Escolar.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 7 - PANTHERS DANCE CREW

    RESPONSÁVEL


    CYNTHIA HELBER URIAS RODRIGUES CAMPOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A dança é uma forma de expressão corporal e é fundamental para o ser humano se comunicar de forma não verbal. Consciente da importância da dança como instrumento de educação, socialização e cidadania, ela desenvolve ações que diminuem a exposição de crianças, jovens e adolescentes as situações de risco social. O estudo e prática deste exercício auxilia os discentes em sua forma de expressão, condicionando-o a ser mais autônomo e protagonista.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Desenvolver as funções cognitivas e motoras dos alunos, além de estimular a melhora na percepção espacial à medida que se promove o aprendizado de coreografias. Estimular a noção dos discentes sobre a comunicação corporal, tendo como objetivo a percepção dos mesmos sobre essa forma de expressão, intuindo o sentimento de pertencimento, além de focar também na empatia e trabalho em equipe. Aprimorar e aperfeiçoar a postura dos alunos e estimular seu maior desenvolvimento de ritmos já conhecidos e aprender outros novos. Promover a qualidade das apresentações do aluno, na construção de sua confiança independentemente do tipo de performance que ele possa vir a executar.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Os alunos da eletiva farão uma apresentação conjunta, nela mostraremos através da coreografia, a dinâmica existente entre o ritmo e o movimento, a capacidade dos alunos em desenvolver dentro de seu campo coreográfico as competências atribuídas a eletiva, coreografia e evolução.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa