MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
O Xadrez é um facilitador na aprendizagem do aluno para que se desenvolva sua capacidade de pensar, refletir, cooperar, na tomada de decisões, colaborando para trabalhar os bloqueios que apresentam em relação à disciplina. Segundo Dauverget ( DAUVERGNE, 2000)”... o xadrez é uma das ferramentas educacionais mais poderosas para fortalecer a mente das crianças”. Ainda Dauverge defende que as crianças podem aumentar a concentração, a paciência e a perseverança, bem como, desenvolver a criatividade, intuição, memória e a habilidade de analisar e deduzir, dado um conjunto de princípios gerais aprendendo a tomar decisões e resolver problemas de forma mais flexível.
Com os jogos de xadrez, os discentes adquirem uma visão mais aprofundada do meio em que vivem, tem noção de socialização, lealdade, espírito crítico, competitividade e descobrem-se com um ser diferente do outro. No xadrez, o jogar exige visualizar as jogadas futuras do seu adversário, tendo que se concentrar no tabuleiro e visualizar as jogadas em que se mova nenhuma peça do tabuleiro.
O xadrez pode também contribuir no desenvolvimento da Inteligência Lógico Matemático, que é a habilidade de explorar relações, padrões e categorias, através de manipulação de objetos e símbolos, e para experimentar de forma controlada, e a habilidade para lidar com séries de raciocínios para resolver problemas e resolvê-los (GARDNER, 1994, P. 117). Portanto, o uso xadrez tem o objetivo de auxiliar a prática pedagógica, despertando o interesse, explorando o potencial, o desenvolvimento de atitudes positivas no processo ensino e aprendizagem, tornando popular e objeto de estudo para ser admirado e praticado pelos alunos.
O Projeto Xadrez é tido como suporte para as atividades curriculares da escola, pelo fato que sua estrutura básica se encontra diretamente ligada à lógica matemática, o que torna possível uma significativa melhora no desenvolvimento perceptivo-motor, afetivo-social e cognitivo.
Desenvolver: o espírito de equipe, raciocínio lógico, responsabilidade, respeito e aprendizagem diferenciada e significativa. Este projeto atende aos jovens do Ensino Fundamental e médio, oriundos de bairros periféricos, com baixo poder aquisitivo, e veem nesta modalidade de xadrez a oportunidade de integralização, melhoria do ensino e aprendizagem e do desenvolvimento do raciocínio lógico.